terça-feira, junho 17, 2008

+ Flamenco - O GRUPO

Sobre + Flamenco – Grupo de Dança

Introdução à cultura Andaluza e Flamenca


Quando se pensa em Flamenco associa-se automaticamente a Sevillanas, contudo pouco ou nada têm em comum.


Diria que o elo que os une é a situação geográfica que ambos possuem. Ambos se desenvolveram no coração da Andaluzia (Espanha), em Sevilla, porém as Sevilhanas fazem parte do Folclore Espanhol e o Flamenco é uma fusão de cultura de três povos sendo estes os Mouros, os Ciganos e os Judeus.


Se analisarmos bem veremos que no Flamenco estão presentes diversas Culturas, não só espanhola como muitas outras, pois deriva de povos nómadas, o que faz deste um Folclore único em todo o Mundo.


De facto foi através do povo Andaluz que o Flamenco tomou a proporção mundial que hoje todos conhecemos, o que lhes dá o mérito alcançado. Porém, esse facto não torna esta Cultura sua (espanhola).


Assim sendo, podemos afirmar que é na Andaluzia que o Flamenco tem as suas raízes mais profundas e que quando se quer apreciar o mesmo, seja este, Baile, Canto ou Música, o destino de eleição será uma das várias cidades andaluzas, tais como: Sevilha, Granada, Córdoba entre outras.


Hoje em dia e, porque o Flamenco é fruto desta tão complexa e fantástica fusão, é e será sempre um Folclore de renovação, que pode ser permanentemente influenciado e que está em constante evolução, mostrando-nos diversas formas de ser interpretado e encarado, conseguindo assim acompanhar o desenvolvimento histórico e mantendo-se actualizado. O ”Novo Flamenco” é uma variação recente do flamenco, já que este sofreu influências de vários estilos de música clássica bem como da música moderna, tais como o jazz.


O Flamenco é uma Arte pura e cheia de emoção. É uma Cultura genuína.


O Grupo “+ FLAMENCO”, procura ser o mais sincero com toda esta cultura, tendo profissionais que desenvolvem um trabalho técnico e artístico considerável, fazendo pesquisas e estudos nos sítios oriundos , aperfeiçoando assim todo este magnífico trabalho.


De uma forma geral, o nosso espectáculo, consiste numa mistura entre o folclore espanhol e o Flamenco (cigano), demonstrando toda a graciosidade das danças espanholas e técnica de sapateado, oriundo e sentido do Flamenco. Por fim e, para que o público em geral se divirta, o espectáculo conta com uma parte interactiva, onde se convidam as pessoas a participar numa pequena animação, para poderem experimentar o que é a dança Espanhola e a paixão do sentimento cigano.




“O Flamenco é uma intensa fusão Cultural, temperada de distintas influências. Cheio de sentimento e partilhado por todos e por ninguém, o Flamenco é o Folclore Mundial por Excelência.”


“A alma cigana perfuma o lugar por onde passa.”


Rute de Sá Lopes



Sobre + Flamenco Ballet – Companhia de Dança

É em 2006 que nasce o projecto “ Maisflamenco Ballet”, da parte dos artistas residentes e convidados.


Aliando conhecimentos técnicos de ambas as bases de formação, o ballet clássico e o flamenco respectivamente, à vontade e ao querer fazer do flamenco em Portugal uma arte ainda mais conhecida por parte do grande público, surge assim o Mais Flamenco Ballet – Companhia de Dança, que arranca com o projecto de um espectáculo de dança encenado e coreografado pela própria companhia, com apresentação em diversas salas nacionais.


O Mais Flamenco Ballet – Companhia de Dança procura trazer até ao público em geral, a graciosidade da música Andaluza e a sensualidade da cultura Flamenca, não esquecendo porém a importância da tão consagrada técnica de dança clássica, pois através desta se consegue uma harmonia indiscutível, proporcionando assim grande versatilidade musical, onde todas as coreografias vão de encontro às suas origens, respeitando assim, desde o movimento corporal a toda a parte de encenação, nomeadamente o traje.